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Descrição

Descrição Técnica do Mancal Tensor com Rolamento T206 - 30mm:

  • Modelo do Mancal: T206
  • Tipo do Mancal: Mancal esticador com base de fixação do tipo tensor
  • Material do Mancal: Ferro fundido de alta qualidade
  • Modelo do Rolamento: UC206
  • Tipo do Rolamento: Rolamento de esferas abaulado
  • Material do Rolamento: Aço cromo duro GCr15
  • Dimensões do Mancal:
    • Largura: 102mm
    • Comprimento: 113mm
  • Dimensões do Rolamento:
    • Diâmetro interno (ID): 30mm
    • Diâmetro externo (OD): 62mm
    • Largura: 38,1mm
  • Tipo de Vedação: Vedação de borracha
  • Fixação de Eixo: Fixação por dois parafusos (tipo Allen) no anel interno
  • Precisão: Classe P0
  • RPM Limite: 5000 RPM em condições normais de uso
  • Lubrificação: Graxa especial para rolamento à base de sabão de lítio
  • Temperatura de Trabalho: Até 150°C
  • Capacidade de Carga Estática Básica: 600kg
  • Capacidade de Carga Dinâmica Básica: 1030kg

 

Os mancais tensores são amplamente utilizados na indústria de máquinas e equipamentos, especialmente em sistemas de transmissão. Produzidos em ferro fundido, oferecem alta resistência mecânica ao conjunto.

Além de sua robustez, os mancais tensores desempenham um papel crucial na manutenção da tensão adequada em sistemas de transmissão por correias ou correntes. Eles ajudam a compensar variações de tensão, garantindo que a correia ou corrente permaneça esticada corretamente durante a operação, evitando o deslizamento, minimizando o desgaste e prolongando a vida útil do sistema.

Uma característica importante dos mancais tensores é a superfície abaulada do rolamento e a superfície interna do mancal, que tornam o conjunto autocompensador. Isso permite um desalinhamento de +/- 2°, conforme ilustrado na figura abaixo.

Além disso, o mancal tensor pode absorver vibrações e desalinhamentos menores, contribuindo para um funcionamento mais suave e eficiente dos equipamentos.

Características

  • Menor atrito e aquecimento: O eixo gira mais livre e consegue suportar cargas maiores
  • Baixa exigência de lubrificação
  • Intercambialidade internacional
  • Não há desgaste no eixo
  • Permite desalinhamento no eixo de até +/- 2º